domingo, 24 de junho de 2007

5° dia: Caxias do Sul/RS - Blumenau/SC



Acordei cedo e logo vi que pegaria chuva e frio no início da viagem de volta. Tomei café, arrumei as malas e fechei a conta no Hotel. As 08:00hs já estava na estrada, sentido Blumenau. Como na ida para Caxias optei em conhecer a estrada RS 122, na volta resolvi voltar pela BR-116, mesmo ouvindo conselhos do frentista do posto em que eu voltasse pela RS, que era mais tranquila e eu não passaria apuros (frio e neblina).

Bom, a BR é linda e traiçoeira. Muitas curvas nos trechos próximos a Caxias, e um frio enorme na estrada. Estava garoando, muita neblina, e a temperatura caiu rapidamente na estrada. Em uma das paradas chegou a 4°C, com sensação térmica negativa devido a umidade.

Comecei a me arrepender de ter levado pouca roupa de frio neste momento. O Colete, Jaqueta, Camiseta, Camiseta Manga Longa, Malha fina e Blusa de lã, sem contar a capa de chuva por cima de tudo isso, assim como a Calça de Lona e o Minhocão (siroula térmica), não foram suficientes para conter todo o frio da estrada.

Fiquei parecendo um astronauta com tanta roupa. Em determinado momento da serra, parei em um posto onde encontrei um casal de motociclistas, ambos com roupa de cordura e forro térmico, e eles pareciam estar com mais frio que eu. O frio gaúcho é úmido e entra pelas brechas, congelando os ossos. Vale a dica para o Chile, vamos sofrer muito com isso.

A neblina e garoa fina também contribuiram para que a viagem fosse bem tranquila (devagar), já que a pista estava muito escorregadia e com caminhões em ambos os lados.

Devido ao frio, chuva e neblina, fui obrigado a fazer inúmeras paradas. Os 450 Km deste trecho pareceram intermináveis, demorei o dia inteiro para percorrer o trecho. Andar sozinho nessas condições, além de tenso é muito desgastante.

Segui os conselhos de um frentista e mudei a programação original, que era ir pela BR até Curitibanos, pegando a SC-470 ali. Passando Lages peguei a saída sentido Florianópolis, e após a primeira rotatória peguei uma estradinha paralela a BR, com muito menos movimento, pouquissimos carros e caminhoes, e quase nenhuma curva. Esta estrada me economizou 35 Km a mais de trecho, mas mesmo assim cheguei em Blumenau por volta das 19:00hs.

Estava chovendo muito e eu resolvi jantar no hotel mesmo, pedindo um lanche no quarto. Até então tinha sido o dia mais cansativo e tenso, e eu só queria me esquentar e dormir.

Nenhum comentário: